5 dicas para reduzir as cólicas menstruais no frio
Médico explica como alguns hábitos podem ajudar a aliviar esse tipo de desconforto
As cólicas menstruais são um desafio enfrentado por muitas mulheres. Com a chegada das baixas temperaturas, é frequente observar um aumento na contração dos músculos, incluindo os do útero, o que pode intensificar a dor.
Além disso, com o frio, os vasos sanguíneos se comprimem, podendo aumentar as cólicas. Embora os medicamentos de farmácia, como analgésicos e anti-inflamatórios, sejam uma escolha comum para proporcionar um alívio temporário desses desconfortos, existem outras abordagens.
A seguir, o ginecologista Dr. Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, dá algumas dicas para aliviar as cólicas em casa!
1. Compressas de água morna
Uma das técnicas mais antigas e mais reconfortantes no período de cólica pode ser explicada pelo fato de o calor ativar o fluxo sanguíneo e amenizar as dores. Para fazer, basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa no local das cólicas e deixar por cerca de 15 minutos. É importante proteger a pele do contato direto, posicionando um pano entre a bolsa e a pele, visando evitar queimaduras.
2. Aposte em bebidas quentes
As bebidas quentes têm o mesmo efeito da bolsa de água quente, auxiliando no alívio das dores. Porém, evite bebidas com cafeína, que possuem o potencial de agravar as dores em algumas mulheres. Aposte em chás, como de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda, com propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias.
3. Atenção com a alimentação
Alguns alimentos, como doces e comidas mais gordurosas, causam inchaço e retenção de líquido em alguns organismos, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais. Por isso, durante o ciclo, é interessante manter uma dieta mais equilibrada, evitando o excesso de açúcares e gorduras, dando prioridade para legumes, verduras, frutas e carnes magras e ingerindo bastante água.
4. Mantenha hábitos saudáveis
Exercícios físicos ajudam muito na diminuição da dor durante o período menstrual. Novamente, as atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo, liberando endorfina, auxiliando no controle das dores. Em contrapartida, fumar pode ser ainda mais prejudicial nessa época, por conta da vasoconstrição que o tabaco causa. Dessa forma, evitar fumar também é a melhor opção para amenizar as cólicas.
5. Não se esqueça do descanso
O estresse, atrelado a um estilo de vida corrido, contribui bastante para o aumento das cólicas. Quando o corpo descansa durante um sono de qualidade, o equilíbrio é restabelecido. Então, o descanso, aliado aos hábitos saudáveis, contribui para um ciclo menstrual com menos desconforto.
Consulte um médico
As cólicas podem estar atreladas a outras condições, como a endometriose, que atinge cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva, impactando profundamente a saúde da mulher. Segundo o ginecologista Dr. Patrick Bellelis, quando as dores acontecem fora do período, deve-se buscar acompanhamento médico e iniciar um tratamento. O importante é observar os sinais que o corpo dá e, se os sintomas persistirem, procurar ajuda médica quanto antes.
Por Daniela Albuquerque