como organizar, o que servir e harmonizações
O amor a gente fisga é pela barriga! Provavelmente, você já ouviu esse ditado popular. E se ele anda de boca em boca por tanto tempo, traz alguma lição. A culinária é afeto, uma forma de demonstrar atenção, construir memórias, explorar sabores e se aproximar das pessoas. Seja para celebrações especiais, como Dia dos Namorados, ou para quebrar a rotina durante a semana, faça um jantar romântico. A gente vai te ajudar nessa missão com dicas de organização, cardápio e harmonizações.
Como organizar um jantar romântico
Queremos clima de romance em cada detalhe do jantar. Faça uma lista com tudo o que você precisa organizar e comprar. Não precisa gastar horrores, priorize o conforto e o estilo das pessoas que aproveitarão a noite. Para deixar o espaço perfeito, considere:
- Decoração: flores naturais, velas e lustres são elementos que trazem o clima de romance. Na paleta de cores, o vermelho é um clássico, mas você pode sair do comum e apostar em tons terrosos, rosa, rosé gold etc. Coloque fotos do casal no espaço, espalhe pétalas de rosas e balões de gás hélio temáticos.
- Mesa posta: a cor predominante da mesa posta precisa harmonizar com o restante da decoração. Para deixar o clima romântico, inclua toalha de renda, louças delicadas, talheres de prata ou douradas, guardanapo amarrado com fita de cetim, sousplat, taças e balde de gelo. Cuidado para não sobrecarregar a mesa.
- Trilha sonora: se você e seu amor têm uma música, ela precisa entrar para a playlist. Faça uma seleção que agrade o casal, preferindo músicas calmas ou instrumentais, principalmente durante a refeição. Não deixe o volume muito alto para não atrapalhar a interação.
Decoração minimalista, objetos pessoais e luz baixa – explodem corações! Coloque as velas em lugares estratégicos para evitar acidentes. Os incensos também são bem-vindos, escolha aromas doces e suaves.
Cardápio especial para jantar romântico
Chegamos na parte mais importante de um jantar um romântico: o cardápio! A dica é criar memórias afetivas. Quando o casal for falar sobre esse dia, dirá: “a entrada estava perfeita, o prato principal divino e a sobremesa de outro mundo”. Não precisa ser um mestre da culinária, pois algumas receitas nasceram para o romance. Confira abaixo!
Entradas
A entrada é o momento do denguinho, o casal está entrando no clima do jantar. A principal dica é não utilizar ingredientes com sabores muito marcantes, pois eles podem sobrepor o próximo prato. Também preste atenção à quantidade, o ideal é servir pequenas porções (sem ser muito mixuruca) e deixar um gostinho de quero mais na boca.
Para algo rápido e elegante, a melhor opção é apostar em uma tábua de queijos, torradinhas, pães, geleias e frutas. Capriche na seleção de queijos – entre 2 a 4 tipos, preferencialmente frescos, macios e de média cura, que possuem sabores menos acentuados. Frutas e geleias coloridas deixarão a apresentação mais romântica. Se o casal gosta de picância, a duplinha queijo brie e geleia de pimenta é afrodisíaca.
Considere o prato principal, por exemplo, se for massa ou risoto, a burrata é uma entrada perfeita. Leve e fresca, pode ser servida com tomate confitado, salmão defumado, presunto cru, molho pesto, figos e mel. Para acompanhar, torradinhas e pães.
Outras entradas que combinam com o clima de romance são: bruschetta caprese, chips de provolone e caponata de berinjela. Uma opção barata, fácil de fazer, delicada e chique é o canapé. Há diversos recheios, mas o canapé de ricota com azeitonas é o casamento perfeito de sabores.
Prato principal
Digamos que o prato principal é o coração do jantar. Então, capriche, escolha com muito carinho e procure agradar aos gostos do casal. As massas nasceram para o amor: lasanha bolonhesa ou quatro queijos, noque de mandioquinha, espaguete à carbonara, conchiglione recheado e ravioli.
Sucesso na gastronomia atual, o risoto é um prato que fisga o coração. O segredo está na cremosidade e preparo do caldo. Escolha ingredientes que tragam elegância e delicadeza para a mesa, como risoto de queijo e alho-poró, gorgonzola e nozes, camarão com parmesão, brie com damasco ou o clássico shiitake.
Para quem não dispensa a carne em um prato principal, a dica é caprichar no molho. Um cupim assado com molho madeira pode ser servido com arroz e batatas. O lagarto assado com molho de mostarda é afrodisíaco. Mignon com gorgonzola ou lombinho com molho de queijo parmesão são para se declarar em forma de sabores.
Peixes grelhados, assados, com molhos e moquecas também podem ser servidos no prato principal. Se o tempo estiver friozinho, vale apostar na queridinha dos apaixonados: a fondue de queijo. Para o molho, queijo gouda, emmental, gruyère, cheddar ou gorgonzola. Nos acompanhamentos, pães, champignons, brócolis, tomate-cereja, carnes vermelhas, frango, damasco e goiabada.
Sobremesas
Um docinho para adoçar a vida, o beijo e o amor. Jantar romântico, com certeza, merece sobremesa. A principal dica é não exagerar no açúcar. Se você servir carne no prato principal, escolha uma sobremesa mais leve, combinando doce e salgado, como geleia de morango ou amora com queijo gouda. Uma torta de frutas cítricas também combina.
Para finalizar um jantar com massas, as sobremesas de origem italiana fazem sucesso. O tiramisù é o casamento perfeito entre o doce e o amargo, combinando biscoitos champagne embebidos em café, creme de queijo mascarpone e cacau em pó. Outras opção são: a panna cotta e o semifredo.
A combinação entre o queijo e a goiabada, conhecida como Romeu e Julieta, é a prova que os opostos se atraem. O melhor de tudo: você não precisa de grandes habilidades doceiras para fazer uma mousse Romeu e Julieta, além de rápida e prática, é uma opção barata. É possível apostar em outros sabores, como mousse de manga, limão, maracujá com chocolate e abacaxi.
Quer fechar o jantar com elegância e delicadeza? A confeitaria francesa é puro charme e sabores. Aposte no tradicional petit gâteau, crepe suzette ou crème brûlée. Outra opção sofisticada é o cheesecake de frutas vermelhas. Se for a noite da fondue, após as opções salgadas, sirva fondue de chocolate com muitas frutas, como banana, morango, uva, pêssego e kiwi.
Bebidas para harmonizar
Durante o jantar, a gente gosta de molhar a boca. Assim como os pratos precisam seguir uma linha de harmonização, as bebidas também precisam. Se o casal não consome bebidas alcoólicas, há espumantes sem álcool ideais para a ocasião. A dica é sair do suco comum, combinando frutas, ervas frescas e água com gás.
Com o álcool liberado, vale deixar a breja do mercado para outro dia. Se o casal não abre mão da bebida fermentada, escolha cervejas artesanais. Lager, IPA e brown ale acompanham muito bem carnes vermelhas. Com frutos-do-mar, cerveja de trigo. Massas de molho vermelho pedem belgian pale ale. Molhos com queijos macios e frescos, fruit beer e weissbier.
A bebida mais famosa em um jantar romântico é o vinho. Os aromas e sabores despertam os sentidos. Os rótulos com notas florais, frutadas ou apimentadas esquentarão o clima. Sedutor, o pinot noir combina com molhos leves, massas, peixes e aves. Para pratos mais robustos, como carnes vermelhas, um malbec. Vinhos brancos e rosés são refrescantes e harmonizam com queijos frescos e macios.
O ideal é começar o jantar com um vinho mais leve e finalizar com um rótulo encorpado, tinto ou envelhecido. Romance garantido, vale planejar uma noite de queijos e vinhos. Traduza seu amor em sabores e aprecie as belezas da vida em boa companhia.